Topo

Área de Intervenção
  • Educação
Duração
1 Ano
Nav
Público Alvo
  • Público em geral

Adesões Finais

Adesão
Tertúlias temáticas, Publicação de um Livro, Encontros de Partilha de Conhecimentos, Partilha da Sala de Estimulação Sensorial
Projeto
Ações colaborativas junto da comunidade
Texto Intro

É necessário ter uma atitude ativa e preventiva junto de comunidades mais vulneráveis!

É neste sentido que a Fundação CEBI atua para trabalhar no seu apoio ao desenvolvimento efetivo da comunidade e atua através das melhores práticas de serviço com vista à melhoria da sua qualidade de vida.

Para 2019 estão planeadas diversas iniciativas de colaboração com o objetivo de envolver a comunidade na atividade da Fundação e tirar partido das diversas sinergias de modo a dar um contributo positivo aos utentes. Além disso, e através de uma dinâmica colaborativa, estas atividades promovem a capacitação para a colaboração, não só da Fundação CEBI, mas de todas entidades e personalidades envolvidas nestas atividades.

Conheçam as ações idealizadas para 2018/2019:

• Realização de Tertúlias Temáticas

Estas Tertúlias terão como tema a área do risco social das crianças em perigo, contando com a colaboração de diversas personalidades especializadas nas áreas em debate. Esta iniciativa já tem sido prática nos últimos anos da Fundação CEBI e têm abordado temas como:

- A Prevenção Contra os Maus-tratos na infância;

- A Separação dos Pais e a Regulação das Responsabilidades Parentais;

- Desenvolvimento, Aprendizagem e Crescimento.

 Publicação de um livro (2019)

Um livro de receitas saborosas, práticas e saudáveis, com o objetivo de melhor capacitar e promover o empoderamento dos beneficiários do banco de géneros alimentares, contando com a colaboração de especialistas, nomeadamente nutricionistas, para a conceção do livro.

• Encontros de partilha de conhecimento

Encontros de saberes e de experiências, em torno da gestão doméstica, da prática da alimentação saudável, da poupança e da prevenção do desperdício.

• Programa de Estimulação Sensorial e Cognitiva para Idosos

Em 2018 a Fundação CEBI desenvolveu um Programa de Estimulação Sensorial e Cognitiva para Idosos, com base na existência de uma sala com Equipamento de Estimulação Sensorial, de modo a contribuir para a manutenção da qualidade de vida do idoso e prolongar, ao máximo, a sua funcionalidade e autonomia. Em 2019 pretende-se alargar a utilização dessa sala e abranger outros idosos da comunidade, colaborando assim com outras entidades que prestem serviço ao público-alvo do Programa.

As atividades propostas vão decorrer ao longo do ano 2019.

Inspire-se nas iniciativas da Fundação CEBI e veja como se poderá envolver e contribuir para o desenvolvimento das comunidades mais vulneráveis.

Logotipo
Ações colaborativas junto da comunidade
Entidade
CEBI – Fundação para o Desenvolvimento Comunitário de Alverca
Distrito
Lisboa
Entidades Envolvidas
  1. Entidades Educativas
  2. Entidades Municipais e outras Associações e Fundações

    No caso das Tertúlias e dos Encontros ter-se-á a colaboração de especialistas nas áreas em debate.

Bottom

Telefone
219 589 130
Morada
Quinta de Santa Maria, Rua Maria Eduarda Segura de Faria 2, 2615-354 Alverca
Facebook