Topo

Área de Intervenção
  • Capacitação da Comunidade e/ou das Instituições
Duração
3 Anos
Nav
Público Alvo
  • Professores/Formadores
  • Escolas, Universidades, Empresas, Associações
  • Famílias
  • Pais e Encarregados de Educação
  • Profissionais de Saude
  • Técnicos(as) de Intervenção Social
  • Vítimas de Violência Doméstica

Adesões Finais

Adesão
Capacitação dos profissionais que representam potenciais interfaces no âmbito das áreas-alvo do projecto
Projeto
Capacitação dos profissionais
Texto Intro

É urgente minimizar os danos causados pela rutura de hábitos de vida saudável em contextos recreativos noturnos!

Iniciativa proposta: Capacitação dos profissionais que representam potenciais interfaces no âmbito das áreas-alvo do projecto

É fundamental que exista uma preocupação assídua na prevenção da violência, do uso nocivo de álcool e de drogas, e na sinistralidade rodoviária, de forma a potenciar a verdadeira resiliência comunitária. Para este efeito, a Noite Saudável das Cidades do Centro de Portugal, procura, através da capacitação de profissionais, que a comunidade adquira mais literacia, que exista um melhor cumprimento das leis, mais acessibilidade aos serviços, rapidez e adequação da(s) resposta(s) aos problemas, trabalho em rede (multidisciplinar e multissetorial), investigação e produção científica, bem como uma posterior disseminação de boas práticas.

Existem por isso, três grandes etapas para alcançar os objetivos propostos:

• Mobilização dos municípios: 

Onde se irá proceder ao envio de convites para os municípios participarem numa sessão de esclarecimento a fim de mobilizar os parceiros para adesão ao projeto. Aqui, serão ainda realizadas algumas reuniões nas instituições/organizações que queiram mais especificações.

• Diagnóstico de situação e negociação de intervenções:

Para implementar uma intervenção complexa é necessário conhecer cada realidade, ou seja, fazer o diagnóstico de situação de cada município envolvido. Com esse objetivo, e para além da recolha de dados a partir de relatórios e estatísticas, considera-se muito útil a realização de entrevistas semiestruturadas a informadores. O diagnóstico é realizado a partir da informação recolhida e discutido com os municípios e informadores-chave, de modo a apoiar a implementação dos sub-projetos, para criar redes locais.

 Conduzir e avaliar ossub-projetos:

Cada coordenador dos subprojectos é responsável pela recolha de informação sobre os diversos indicadores para monitorização de processos, atividades realizadas e número de participantes e ainda sobre saúde, segurança e qualidade de vida. A avaliação final será feita decorridos 3 anos do projeto, onde serão realizadas novas entrevistas semiestruturadas (ou grupos focais) a informadores-chave. Estes dados serão complementados com os dados recolhidos de relatórios e estatísticas. Esta informação servirá para avaliação da eficiência do ponto de vista da resolução dos problemas de saúde da comunidade. Sendo que, por último, decorrerá um seminário de apresentação de boas práticas, que será produzido anualmente, onde todos os municípios aderentes, serão incitados a produzir informação sobre as suas atividades e resultados.

Inspire-se nesta iniciativa que promove uma mais segurança noturna no Centro do País e envolva-se conhecendo os projetos aderentes.

Logotipo
Capacitação dos profissionais
Entidade
Noite Saudável das Cidades do Centro de Portugal
Distrito
Coimbra
Entidades Envolvidas
  1. IREFREA – Instituto Europeu para o Estudo dos Factores de Risco em Crianças e Adolescentes
  2. CHUC – Centro Hospitalar e Universitário de Coimbra – Centro de Prevenção e Tratamento do Trauma Psicogénico (CPTTP)
  3. Câmaras Municipais: Covilhã; Abrantes; Águeda; Alcanena; Aveiro; Cantanhede; Castelo Branco; Coimbra; Figueira da Foz; Fornos de Algodres; Guarda; Idanha a Nova; Leiria; Lousã; Oliveira do Hospital; Pedrogão Grande; Pombal; Sever do Vouga; Soure; Tomar; Torres Vedras; Vila Nova de Poiares; Viseu

Bottom

Telefone
239 437 090 | 964 429 211 | 964 429 076 | 964 429 128
Morada
Centro Hospitalar e Universitário de Coimbra – Polo Sobral Cid – Pavilhão 9 - Conraria, 3040-714 Coimbra
Facebook