Topo

Área de Intervenção
  • Cidadania e Participação Cívica
Duração
1 Ano
Nav
Público Alvo
  • Crianças e Jovens
  • Dirigentes associativos
  • Comunidade em Geral e Técnicos das instituições
  • Docentes, autarcas e investigadores
  • Escolas, Universidades, Empresas, Associações
  • Técnicos/as

Adesões Finais

Adesão
#GAIA2024? - Candidatura a Capital Europeia da Juventude
Projeto
#GAIA2024? - Candidatura a Capital Europeia da Juventude 
Texto Intro

#GAIA2024 – Candidatura a Capital Europeia da Juventude é um projeto da Câmara Municipal de Gaia que tem como grande objetivo contribuir para a inovação das políticas e trabalho de juventude, o empoderamento de agentes de mudança e a construção de aspirações.

O projeto de construção da candidatura vai gerar diversas oportunidades de partilha de boas práticas e projetos inspiradores e apoiar a construção de parcerias locais, nacionais e internacionais. As atividades serão pensadas e realizadas com jovens, por jovens e para jovens, irão possibilitar a participação de jovens com menos oportunidades, e contribuirão para o desenvolvimento de competências e aprendizagens mútuas.

Gaia vai criar a Assembleia 2024, para promover o diálogo jovem, coprodução e cogestão - desenvolver o projeto Erasmus+ EU/ON para debater a cidadania europeia - e lançar novos projetos sustentadores da participação jovem, aprendizagem não-formal, direitos da juventude, educação global, inovação social, comunicação com e para jovens, capacitação de jovens, organizações de juventude, decisores políticos e técnicos municipais, voluntariado.

O caminho para #GAIA2024 pretende mobilizar o apoio de decisores nacionais, jovens e organizações de juventude, comunidade, parceiros e da Área Metropolitana do Porto. Permitirá explorar modelos de modernização administrativa, “open government”, cidades inteligentes, processos democráticos e cidadania ativa, reforçando a Agenda Gaia 2030, o Plano Municipal da(s) Juventude(s) de Gaia, o Plano Nacional para a Juventude e os Objetivos de Juventude da União Europeia e das Nações Unidas.

#GAIA2024 - Candidatura a Capital Europeia da Juventude representa uma oportunidade para a construção de aspirações e parcerias a nível municipal, local, nacional e internacional, fomentando o diálogo jovem e a partilha de experiências.

1) Colaboração a nível Municipal: desenvolvimento de competências e lideranças da equipa de juventude, criação de grupo de trabalho municipal para a juventude e construção de visão transversal da juventude.

2) Colaboração a nível Local: criação da Assembleia 2024 e da Rede de Juventude de Gaia, envolvimento do Conselho Municipal de Juventude, jovens, organizações de juventude e outros stakeholders (juntas de freguesia, escolas do ensino secundário, instituições do ensino superior, agentes culturais e criativos, entre outros).

3) Colaboração a nível Nacional: Secretaria de Estado da Juventude e do Desporto, Instituto Português do Desporto e Juventude, Agência Nacional Erasmus+ Juventude em Ação, Movijovem, Conselho Nacional de Juventude, Federação Nacional das Associações Juvenis, Federação das Associações Juvenis do Distrito do Porto, Federação Nacional das Associações de Estudantes do Básico e Secundário, Federação Académica do Porto, Fundação da Juventude, Rede Nacional Loja Europa Jovem, decisores políticos, técnicos municipais e organizações de juventude.

4) Colaboração a nível Internacional: construção de parcerias e desenvolvimento de projetos (Erasmus+, Corpo Europeu de Solidariedade, URBACT, Educação Global, Objetivos de Desenvolvimento Sustentável, Objetivos de Juventude da UE e das Nações Unidas), ligação a redes de trabalho (Europe Goes Local, Rede de Cidades Educadoras).

Página de Facebook: http://www.facebook.com/CMGaiaJuventude

Inspire-se na iniciativa #GAIA2024 e saiba como mobiliar o apoio dos decisores nacionais.

Logotipo
#GAIA2024? - Candidatura a Capital Europeia da Juventude 
Entidade
Câmara Municipal de Gaia
Distrito
Porto
Entidades Envolvidas
  1. Rede de Juventude de Gaia
  2. Conselho Municipal de Juventude
  3. Jovens
  4. Organizações de juventude
  5. Juntas de freguesia
  6. Escolas do ensino secundário
  7. Instituições do ensino superior
  8. Agentes culturais e criativos
  9. Secretaria de Estado da Juventude e do Desporto
  10. Instituto Português do Desporto e Juventude
  11. Agência Nacional Erasmus+ Juventude em Ação
  12. Movijovem
  13. Conselho Nacional de Juventude
  14. Federação Nacional das Associações Juvenis
  15. Federação das Associações Juvenis do Distrito do Porto
  16. Federação Nacional das Associações de Estudantes do Básico e Secundário
  17. Federação Académica do Porto
  18. Fundação da Juventude
  19. Rede Nacional Loja Europa Jovem
  20. Decisores políticos
  21. Técnicos municipais
  22. Organizações de juventude
  23. Erasmus+, Corpo Europeu de Solidariedade
  24. URBACT
  25. Educação Global
  26. Europe Goes Local
  27. Rede de Cidades Educadoras

Bottom

Telefone
223 742 400
Morada
Rua Álvares Cabral 4400-017 Vila Nova de Gaia
Facebook