Topo

Área de Intervenção
  • Saúde
Duração
1 Ano
Nav
Público Alvo
  • Crianças e Jovens
  • Alunos do 1º Ciclo
  • Crianças do ensino pré-escolar

Adesões Finais

Adesão
Enfermagem dos Pequenitos e da Bonecada
Projeto
Enfermagem dos Pequenitos e da Bonecada
Texto Intro

Brincar é aprender, crescer e ser!

A Escola Superior de Enfermagem de Coimbra tem vindo a trazer um mundo novo para os mais novos explorarem e aprenderem. Saber lidar com as emoções desde cedo é fundamental e por isso o grande desafio aqui é tirá-los da sua habitual zona de conforto para que se descubram e descubram também outras realidades. O brincar é, efetivamente, terapêutico e constitui uma excelente forma de ajudar as crianças a libertarem o seu medo e receio de enfrentarem um ambiente que não lhe é familiar. Nesta atividade as crianças têm a possibilidade de mexer e manipular diferentes materiais que são comuns em Cuidados de Saúde Primários.

Conheça algumas das atividades que serão desenvolvidas durante o ano de 2019:

As crianças são divididas em pequenos grupos e distribuídas pelos diferentes módulos:

• 1º Módulo: O que faz um enfermeiro? Dinâmica desenvolvida pelos estudantes de enfermagem em estreita colaboração com as crianças onde se abordam questões referentes à profissão de enfermagem.

• 2º Módulo: Dentes saudáveis, Sorriso Feliz – a importância de uma boa saúde oral, com recurso ao modelo dentário e escova. Cada criança pode treinar a escovagem dos dentes no modelo dentário.

• 3º Módulo: Comer bem, dá saúde e faz crescer – a importância de uma alimentação saudável, com recurso a uma roda dos alimentos (com alimentos para serem colados no local certo)

• 4º Módulo: O meu boneco vai à consulta: Neste módulo teremos vários materiais que as crianças poderão mexer, manipular, brincar: balanças, craveira, fita métrica, medidor de pressão arterial, termómetro, otoscópio, seringas, ligaduras, fita adesivo, kits com pinças, compressas, pensos rápidos, cartões individuais de saúde, cartão de vacinas, frascos para colheita de urina, máscaras, batas. Ainda neste módulo, o estudante de enfermagem poderá realizar uma consulta ou um tratamento ao boneco da criança, questionando a criança sobre qual o problema do boneco. Durante a consulta/procedimento solicitar a sua colaboração (colocar a ligadura, pôr o penso, avaliar a temperatura, administrar a vacina…). Depois da consulta, as crianças receberão alguns ensinamentos básicos para que seja ela a cuidar do boneco em casa. 

Todas as crianças passarão por todos os momentos.

Inspire-se nestes pequenos e promissores enfermeiros e conheça melhor a Enfermagem que permite a entrada à bonecada!

Logotipo
Enfermagem dos Pequenitos e da Bonecada
Entidade
Escola Superior de Enfermagem de Coimbra
Distrito
Coimbra
Entidades Envolvidas
  1. Docentes da Escola Superior de Enfermagem de Coimbra
  2. Estudantes da Associação de Estudantes da Superior de Enfermagem de Coimbra

Bottom

Telefone
239 487 200 | 239 802 850
Morada
Pólo A: Avenida Bissaya Barreto Apartado 7001 3046-851 Coimbra | Pólo B: Rua 5 de Outubro - Apartado 7001 3046-851 Coimbra
Facebook