Topo

Área de Intervenção
  • Capacitação da Comunidade e/ou das Instituições
Duração
Sem Termo
Nav
Público Alvo
  • Famílias
  • Utentes de respostas sociais

Adesões Finais

Adesão
Projeto de intervenção social - Pólo Social Manto
Projeto
Pólo Social Manto
Texto Intro

O Polo Social Manto surge de 2 vetores: uma experiência concreta de vida e uma reflexão antropológica, surgindo como alternativa fraturante em relação ao conceito comum de intervenção social.

O Manto tem como pilares:

Relacionalidade - Eu sou porque tu és, paradigma relacional proporcionador de felicidade),gratuidade(o dom gratuito de nascer marca o ser humano e implica que o Homem só se realiza plenamente se for dom para o outro

Subsidiariedade - As capacidades de cada um são um contributo que transforma todos em protagonistas de um tecido social saudável) - e permuta(numa economia de mercado, que tudo quantifica com a vertigem da ganância, a troca de dons é um regulador a redescobrir e reavivar.

Preconizamos um modelo concreto de intervenção social baseado numa filosofia integrativa, centrado na valorização dos talentos, em ser protagonista da sua solução, na alteridade e na responsabilidade, apostando na reciprocidade que constrói um novo tecido social. O Manto nasceu num momento socioeconómico complexo para as famílias, apontando como solução, para a crise económica e de valores, a criação de uma dinâmica de relacionamentos interpessoais e o estabelecimento de pontes, como caminho de realização e de bem-estar.

É um projeto social diferenciador que surge como lugar de acolhimento, considerando as circunstâncias, as necessidades, a dignidade humana e as competências para colaborar na construção de um mundo mais unido.No Manto o acolhimento da pessoa é personalizado, transmitindo esperança, compreendendo e priorizando as suas necessidades e especificidades, criando hábitos de vida mais compatíveis com a circunstância vivida e dotando de competências para vida auto-sustentável.

É uma resposta aberta à comunidade onde todos podem participar, independentemente da sua condição económica e social, não obstante visamos melhorar a qualidade de vida de pessoas em situação de vulnerabilidade. Todos os que não se encontram em carência económica mas desejam contribuir de forma ativa no Manto configuram a rede de voluntários. Assim convivem no Manto, numa relação paritária, os membros voluntários e beneficiários. Todos os membros colaboram nos projectos de sustentabilidade do Manto, na sua estrutura produtiva que inclui lavandaria, engomadoria, bazar social, atelier de costura e serviços de manutenção de espaços.

Por esta colaboração os membros beneficiários acedem a um conjunto de bens (alimentos, produtos de higiene, vestuário, utensílios de casa, etc.) e serviços através da lógica: 25/25/50. I.é., os membros auferem do dom de 25% do valor dos bens e serviços disponibilizados, pagam outros 25% e geram os restantes 50% através do seu contributo na estrutura produtiva.

Inspire-se neste Pólo Social e conheça melhor todo o trabalho realizado.

Logotipo
Pólo Social Manto
Entidade
Associação Juvenil Ponte
Distrito
Lisboa
Entidades Envolvidas
  1. Câmara Municipal de Sintra
  2. União Recreativa das Mercês
  3. Junta de Freguesia de Algueirão Mem-Martins
  4. Junta de Freguesia de Rio de Mouro

Bottom

Telefone
938115938
Morada
Rua Doutor João de Barros, N.º 22
Facebook