Topo
- Capacitação da Comunidade e/ou das Instituições


- Crianças e Jovens
- Professores/Formadores
- Estudantes
- Técnicos/as
Adesões Finais
Escolas que transformam e intervêm na comunidade escolar!
A Fundação Gonçalo da Silveira procura atuar assiduamente junto dos mais jovens com o objetivo de promover um ambiente escolar mais responsável socialmente.
Neste sentido, a Fundação procura intervir com base numa série de iniciativas, conheça cada uma:
• Formações específicas temáticas e metodológicas nas Instituições de Ensino Superior envolvidas no projeto
As Formações de Educação para o Desenvolvimento/Educação e para a Cidadania Global são dirigidas aos/às docentes das ESSE e serão momentos importantes para divulgação do trabalho já desenvolvido por cada entidade da parceria, quer no âmbito das temáticas de ED/ECG, quer no domínio de práticas já existentes.
Período: de maio a dezembro de 2019
• Integração curricular da Educação para o Desenvolvimento nas Escolas Superiores de Educação
Esta atividade está interligada com a anterior na medida em que o seu objetivo é que, a partir das formações, os participantes reflitam e contribuam para o processo de integração curricular onde leccionam. Esta integração curricular permitirá que os futuros educadores e/ou professores estejam preparados para os novos enquadramentos nacionais e internacionais: os Objetivos de Desenvolvimento Sustentável, o Referencial de Educação para o Desenvolvimento, a Estratégia de Educação para a Cidadania e o projeto de Autonomia e Flexibilização Curricular, nomeadamente na sua área curricular de Cidadania e Desenvolvimento.
Período: de julho a dezembro de 2019
• Formação inicial de formadores/as em Educação para o Desenvolvimento
A formação está pensada para agentes educativos que as entidades da parceria identifiquem enquanto potenciais formadores de ED em contextos de educação formal, com especial incidência para os docentes das 3 ESE, educadores e professores dos agrupamentos de escolas abrangidos pelo projeto e membros da Rede de Educação para a Cidadania Global.
Objetivos:
a) capacitar possíveis formadores/as para as oficinas de formação acreditadas desta atividade;
b) contribuir para o alargamento de multiplicadores/as com conhecimento e experiência em ED em contextos de educação formal.
Período: de janeiro a março de 2019
• Ações de formação acreditadas e mobilização das aprendizagens
Formações acreditadas em Beja, Santarém e Viana do Castelo onde a aplicação das aprendizagens decorrentes dessas formações é planificada nas realidades educativas dos/as participantes.
• Ciclos de seminários
Este ciclo de seminários concretiza-se num formato de três encontros temáticos, interrelacionados, um em cada ESE. Prevê-se que a organização seja conjunta - ou seja, as 4 entidades do consórcio identificam e planeiam em conjunto as temáticas, metodologias e convidados/as - mas que, posteriormente, cada ESE seja responsável pela organização e dinamização do seminário que terá lugar na sua área de influência.
• Evento nacional
Evento com palestras, oficinas e reflexões em grupo que proporcionam diálogos entre os/as intervenientes no projeto e público em geral interessado pelas temáticas trabalhadas durante os dois anos. Pretende-se que esta atividade conte com a participação da ARIPESE - Associação de Reflexão e intervenção educativa na política das ESE.
• Sistematização das aprendizagens
Serão realizados 3 encontros dedicados à sistematização no âmbito desta atividade, 1 durante a primeira fase do projeto, 2 durante a segunda. Será elaborado um documento pelo grupo de trabalho da ESE com o resultado da sistematização, o qual será disponibilizado online e apresentado publicamente no Encontro Nacional.
Inspire-se neste ciclo de iniciativas da FGS e envolva-se nesta agenda repleta de eventos e ciclos de formações no âmbito da Educação para o Desenvolvimento.


- Fundação Gonçalo da Silveira
- Instituto Politécnico de Beja
- Instituto Politécnico de Santarém – Escola Superior de Educação
- Instituto Politécnico de Viana do Castelo – Escola Superior de Educação
- Rede de Educação para a Cidadania Global
- ARIPESE - Associação de Reflexão e intervenção educativa na política das ESE
- Agrupamentos de Escolas das regiões de Beja, Viana do Castelo e Santarém

Bottom


