Topo

Área de Intervenção
  • Capacitação da Comunidade e/ou das Instituições
Duração
1 Ano
Nav
Público Alvo
  • Crianças e Jovens
  • Professores/Formadores
  • Estudantes
  • Técnicos/as

Adesões Finais

Adesão
Projeto Escolas Transformadoras: Contributos para uma mudança social a partir da Educação para o Desenvolvimento e para a Cidadania Global na Escola
Projeto
Projeto Escolas Transformadoras
Texto Intro

Escolas que transformam e intervêm na comunidade escolar!

A Fundação Gonçalo da Silveira procura atuar assiduamente junto dos mais jovens com o objetivo de promover um ambiente escolar mais responsável socialmente. 

Neste sentido, a Fundação procura intervir com base numa série de iniciativas, conheça cada uma:

• Formações específicas temáticas e metodológicas nas Instituições de Ensino Superior envolvidas no projeto

As Formações de Educação para o Desenvolvimento/Educação e para a Cidadania Global são dirigidas aos/às docentes das ESSE e serão momentos importantes para divulgação do trabalho já desenvolvido por cada entidade da parceria, quer no âmbito das temáticas de ED/ECG, quer no domínio de práticas já existentes. 

Período: de maio a dezembro de 2019

• Integração curricular da Educação para o Desenvolvimento nas Escolas Superiores de Educação

Esta atividade está interligada com a anterior na medida em que o seu objetivo é que, a partir das formações, os participantes reflitam e contribuam para o processo de integração curricular onde leccionam. Esta integração curricular permitirá que os futuros educadores e/ou professores estejam preparados para os novos enquadramentos nacionais e internacionais: os Objetivos de Desenvolvimento Sustentável, o Referencial de Educação para o Desenvolvimento, a Estratégia de Educação para a Cidadania e o projeto de Autonomia e Flexibilização Curricular, nomeadamente na sua área curricular de Cidadania e Desenvolvimento.

Período: de julho a dezembro de 2019

• Formação inicial de formadores/as em Educação para o Desenvolvimento

A formação está pensada para agentes educativos que as entidades da parceria identifiquem enquanto potenciais formadores de ED em contextos de educação formal, com especial incidência para os docentes das 3 ESE, educadores e professores dos agrupamentos de escolas abrangidos pelo projeto e membros da Rede de Educação para a Cidadania Global. 

Objetivos: 

a) capacitar possíveis formadores/as para as oficinas de formação acreditadas desta atividade;

b) contribuir para o alargamento de multiplicadores/as com conhecimento e experiência em ED em contextos de educação formal.

Período: de janeiro a março de 2019

• Ações de formação acreditadas e mobilização das aprendizagens

Formações acreditadas em Beja, Santarém e Viana do Castelo onde a aplicação das aprendizagens decorrentes dessas formações é planificada nas realidades educativas dos/as participantes.

• Ciclos de seminários

Este ciclo de seminários concretiza-se num formato de três encontros temáticos, interrelacionados, um em cada ESE. Prevê-se que a organização seja conjunta - ou seja, as 4 entidades do consórcio identificam e planeiam em conjunto as temáticas, metodologias e convidados/as - mas que, posteriormente, cada ESE seja responsável pela organização e dinamização do seminário que terá lugar na sua área de influência. 

• Evento nacional

Evento com palestras, oficinas e reflexões em grupo que proporcionam diálogos entre os/as intervenientes no projeto e público em geral interessado pelas temáticas trabalhadas durante os dois anos. Pretende-se que esta atividade conte com a participação da ARIPESE - Associação de Reflexão e intervenção educativa na política das ESE.

• Sistematização das aprendizagens

Serão realizados 3 encontros dedicados à sistematização no âmbito desta atividade, 1 durante a primeira fase do projeto, 2 durante a segunda. Será elaborado um documento pelo grupo de trabalho da ESE com o resultado da sistematização, o qual será disponibilizado online e apresentado publicamente no Encontro Nacional.

Inspire-se neste ciclo de iniciativas da FGS e envolva-se nesta agenda repleta de eventos e ciclos de formações no âmbito da Educação para o Desenvolvimento.

Logotipo
Projeto Escolas Transformadoras
Entidade
FGS - Fundação Gonçalo da Silveira
Distrito
Lisboa
Entidades Envolvidas
  1. Fundação Gonçalo da Silveira
  2. Instituto Politécnico de Beja
  3. Instituto Politécnico de Santarém – Escola Superior de Educação
  4. Instituto Politécnico de Viana do Castelo – Escola Superior de Educação
  5. Rede de Educação para a Cidadania Global
  6. ARIPESE - Associação de Reflexão e intervenção educativa na política das ESE
  7. Agrupamentos de Escolas das regiões de Beja, Viana do Castelo e Santarém

Bottom

Telefone
217 541 625
Facebook