Topo

Área de Intervenção
  • Cidadania e Participação Cívica
Duração
6 horas
Nav
Público Alvo
  • Crianças e Jovens

Adesões Finais

Adesão
Comemoração do dia internacional do Brincar
Projeto
Comemoração do dia internacional do Brincar
Texto Intro

A comemoração do Dia internacional do Brincar (28 de maio), é uma atividade iniciada no ano 2018, destinada a chamar a atenção para a necessidade das crianças brincarem e terem tempo para atividades lúdicas.

Importa desde logo apoiar e dar condições para a efetividade de um direito que todas as crianças têm e que muitos não o reconhecem: O Direito ao lazer, se preferirmos, o direito a brincar. Este foi um dos direito reconhecidos, desde a primeira hora, pela Convenção sobre os Direito das Crianças (CDC), adoptada pela Assembleia Geral nas Nações Unidas em 20 de Novembro de 1989 e ratificada por Portugal em 21 de Setembro de 1990. De facto, nem sempre nos apercebemos que as crianças têm este direito: Brincarem, deixarem fluir a sua imaginação, serem quem são e exprimirem-nos da forma mais adequada. É do nosso entendimento que , o reforço positivo da imagem institucional da CPCJ – Silves se deverá posicionar na garantia deste importante direito, assegurando que todas as crianças têm a possibilidade de exercer e usufruir do Direito a Brincar (vide art.º 31.º n.º 1 da CDC).

Assim, no ano passado a CPCJ chamou a atenção ao Município para este importante direito e, juntas, desenharam um dia único na vida das crianças onde as atividades lúdicas tivessem preponderância. No ano passado, foi um dia no Zoomarine, em que este entidade foi também parceira, e para onde levamos cerca de 3 000 crianças.

Esta atividade foi impactante na comunidade, onde a CPCJ começou a ser vista não como algo de negativo, mas como integrante da comunidade e um elo, a par de outras entidades, na proteção das crianças.

Este ano pretendemos reforçar este trabalho, realizando um grande dia de brincadeira em Silves, aberto a todas as crianças, e com a participação dos Agrupamento e IPSS do concelho, onde todos celebraremos a alegria de Ser Criança.

Claro está que sem a dimensão colaborativa, esta seria um atividade impossível de realizar, pois implica uma logística de grande vulto, desde logo movimentar cerca de 3.000 pessoas, entre crianças, professores, educadores e auxiliares, seguida do apoio alimentar, a escolha do local onde realizar o evento e que garanta as necessárias condições de segurança e por fim a contratação dos serviços de animação e entretenimento.

Inspire-se nesta iniciativa e saiba como contribuir para esta causa.

Logotipo
Comemoração do dia internacional do Brincar
Entidade
Comissão de Proteção de Crianças e Jovens de Silves
Distrito
Faro
Entidades Envolvidas
  1. Agrupamento de Escolas de Silves;
  2. Agrupamento de Escolas de Silves Sul;
  3. Santa Casa da Misericórdia de Armação de Pêra;
  4. Santa Casa da Misericórdia de Alcantarilha;
  5. Santa Casa da Misericórdia de Silves;
  6. Amigos dos Pequeninos de Silves;
  7. Casa do Povo de São Bartolomeu de Messines;
  8. Jardim escola João de Deus de São Bartolomeu de Messines;
  9. Estação dos Pequeninos;
  10. Silves Futebol Clube;
  11. Guarda Nacional Republicana.

Bottom

Telefone
282440889
Website
Morada
Largo do Município
Facebook