Topo

Área de Intervenção
  • Responsabilidade Social
Duração
1 Ano
Nav
Público Alvo
  • Crianças e Jovens
  • Professores/Formadores
  • Público em geral
  • Alunos do 1º Ciclo
  • Alunos do 2º ciclo
  • Comunidade
  • Crianças do ensino pré-escolar
  • Ensino Pré-escolar
  • Estudantes
  • Famílias
  • Grupos de risco/ Vulneráveis

Adesões Finais

Adesão
Camapanha laço Azul - Assembleia Municipal Jovem - Jogo dos Direitos - Justiça Juvenil - Caminhada Intergeracional
Projeto
Campanha laço Azul - CPCJ Batalha
Texto Intro

O Município da Batalha junta-se pela prevenção dos Maus Tratos na Infância!

A Campanha Laço Azul/Abril, mês da Prevenção dos Maus Tratos na Infância é uma iniciativa que se realiza há vários anos no concelho, com o objetivo de sensibilizar a comunidade e promover a prevenção.

Nesta iniciativa coordenada pela Comissão de Proteção de Crianças e Jovens da Batalha, as entidades envolvidas, entre as quais o Agrupamento de Escolas da Batalha, as IPSS e as escolas particulares concelhias fazem incluir as diversas atividades da Campanha no seu “Plano Anual de Atividades”, homologado no início do ano letivo. 

Destaca-se neste âmbito a atividade "Laço Azul Humano", que congrega na Praça principal da Batalha todas as crianças do Pré-escolar do concelho e a “Casa do Mimo”. Desde a sua conceção que estão envolvidas todas as educadoras que juntamente com técnicas da CPCJ levam às crianças e famílias o espírito da Campanha – Prevenção dos Maus Tratos na Infância. As educadoras trabalham em sala os conceitos, o tema da prevenção, dos direitos e deveres e ainda a História do Laço Azul, adaptada às idades. Cartazes alusivos à atividade são colocados em todas as escolas e os pais levam consigo a História do laço Azul. Ainda em sala de aula, e fazendo parte deste projeto, os docentes e crianças das várias escolas do Pré-escolar e do 1.º Ciclo decoram laços azuis para exposição ao público, geralmente na Biblioteca Municipal da Batalha, também parceira nesta ação.

Na vila, durante o mês de abril, alunos do Ensino Secundário do Agrupamento distribuem cartazes, laços azuis e a História do Laço Azul em Português e Inglês (para os muitos turistas), explicando o motivo da Campanha.

Existe um compromisso por parte da CPCJ e dos parceiros envolvidos (agrupamento, escolas não agrupadas, município, IPSS) em alcançarem os objetivos a que todos se obrigaram de início, desenvolvendo as diversas atividades práticas junto das crianças e jovens e da comunidade em geral para divulgar a Campanha, havendo uma avaliação final por todos os parceiros e discussão dos resultados alcançados.

Inspire-se e conheça mais sobre a forma como esta campanha de prevenção dos Maus Tratos na Infância é vivida na Batalha.

Logotipo
Campanha laço Azul - CPCJ Batalha
Entidade
CPCJ Batalha
Distrito
Leiria
Entidades Envolvidas
  1. Câmara Municipal da Batalha
  2. Assembleia Municipal
  3. Agrupamento de Escolas da Batalha
  4. Colégio de S. Mamede
  5. A Casa do Mimo
  6. Infantário Moinho de Vento
  7. Jardim Infantil Mouzinho de Albuquerque
  8. Infantário O Jardim da Isabel
  9. CPARF - Infantário O Trevo
  10. Ministério Público de Pombal
  11. Comissão de Proteção de Crianças e Jovens da Batalha

Bottom

Telefone
961385572 ou 244769110
Website
Morada
Rua Infante D. Fernando - Edifício Junta de Freguesia da Batalha, 2440-118 Batalha
Facebook