Topo

Área de Intervenção
  • Capacitação da Comunidade e/ou das Instituições
Duração
0
Nav
Público Alvo
  • Membros do conselho local de ação social | Rede Social

Adesões Finais

Adesão
Entidades parceiras das Comissões Sociais de Freguesia do Concelho de Odemira
Projeto
Comissões Sociais de Freguesia em Rede: Odemira
Texto Intro

As freguesias colaboram em Odemira!

A Rede Social de Odemira constituiu em 2008 as Comissões Sociais de Freguesia/Interfreguesias (CSF/CSIF’s), pretendendo que as mesmas funcionem como fóruns de análise, de concertação e de colaboração entre as entidades e, simultaneamente, como espaços para levantamento, reflexão e discussão de assuntos de interesse para o concelho, quer sejam de natureza social, cultural, económica e/ou outra. Existem cinco CSF/CSIF com a seguinte composição: 1) Longueira - Almograve e Vila Nova de Milfontes, 2) Luzianes-Gare, Sabóia e Santa Clara-a-Velha, 3) S. Teotónio; 4) Colos, Relíquias, S. Martinho das Amoreiras e Vale de Santiago; 5) Boavista dos Pinheiros, S. Luís e Santa Maria S. Salvador.
A metodologia utilizada para dinamizar as reuniões das Comissões e para apoiar e acompanhar o trabalho desenvolvido por estes órgãos locais surgiu no seio do Núcleo Executivo do CLASO, cujos elementos assumem a figura de dinamizadores destes órgãos, ou se quisermos, de facilitadores do trabalho das CSIF, num trabalho colaborativo entre os elementos do Núcleo Executivo do CLASO (e por esta via em relação com o CLASO), as Juntas de Freguesia que presidem às Comissões e as entidades parceiras destas Comissões.
Desta forma, pretende-se não só apoiar e acompanhar o trabalho que as Comissões realizam, mas também fomentar as parcerias locais com vista à intervenção para a resolução de problemas e melhoria das condições de vida e bem-estar das populações, através da participação de todos nestes fóruns de discussão.
Periodicamente, o CLASO promove reuniões conjuntas para discussão dos problemas relacionados com a dinâmica das Comissões. Outra particularidade é as CSIF acordarem uma Agenda Comum em relação a algumas atividades e terem um Guião que regula e apoia o funcionamento das mesmas.

Inspire-se nesta iniciativa que une diferentes atores em torno de um mesmo objetivo.

Logotipo
Comissões Sociais de Freguesia em Rede: Odemira
Entidade
Município de Odemira
Distrito
Beja
Entidades Envolvidas
  1. Entidades parceiras das Comissões Sociais de Freguesia do Concelho de Odemira

Bottom

Telefone
283 320 900
Website
Morada
Centro de Valorização da Cultura Local, Praça José Maria Lopes Falcão N.º 10 e 11
Facebook